O que é Indisciplina?
INDISCIPLINA
A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regras: regra moral( princípios éticos). Ex. não falar mal e bater. E a regra convencional. Ex conversa paralela não referente aos conteúdos trabalhados.
Normas, acordos, regimentos devem ser cumpridos, respeitados e sustentados. É ensinar a criança a partir do dialogo da negociação com permissões e limites.
Ensinar, construir e realizar as regras é a base para o convívio em sociedade.
Espaço escolar é o princípio para a vivência de relações interpessoais.
Verificar a causa da indisciplina (meio que está inserido).
Considerar o currículo oculto. Sentimentos, desejos e incompreensões vivenciadas pelos estudantes.
A autonomia da criança far-se-á a partir da relação e do entendimento do que é ou não aceito moralmente e por que. (regras elaboradas e explicadas).
A atuação docente inadequada em sala é outra indisciplina.
O professor terá autoridade na classe se ele dominar o conteúdo e souber ensiná-lo.
A escola é a instituição de conhecimento e precisa dar espaço para a ação mental da turma, com o ambiente cooperativo onde os alunos tenham voz, sejam respeitados e apredam a respeitar. Para resolver a indisciplina é preciso rever conceitos com intervenções a longo prazo.
Quando a quebra das regras, convencional e moral é preciso dialogar e pré estabelecer quais as regras e como elas acontecerão. Ex. trabalho em grupo vai haver conversa, mas em algum momento a turma vai precisar parar para escutar o professor. Em algumas situações tem que haver um equilíbrio nas transgressões das regras. E um controle do professor.
Conquistar autoridade com saber e respeito ao aluno. Resolver pequenos atritos na sala e não mandar para a direção. Agir na hora certa e sempre manter a calma.
A aprendizagem é gradual e resulta da reflexão contínua do dialogo e da coerência nos procedimentos.
O professor é coordenador do processo educativo, conhecedor dos objetivos pedagógicos e adultos da situação.
A negociação é a palavra, dialogo sem induzir o aluno a normas que favoreçam somente a escola.
A indisciplina nunca acaba por que a escola está sempre em movimento. A cada ano chegam novos alunos e professores.
Incentivar e respeitar a autonomia do aluno.
O aluno necessita de referência e orientação. Ele espera ajuda para pensar até que eles possam gerenciá-las de forma autônoma.
Em relação a indisciplina a escola deve se organizar para garantir um ambiente de cooperação em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade estejam intrínsecos no cotidiano.
O QUE GERA A INDISCIPLINA?
-Transgressão de dois tipos de regras.
Regra Moral que são os princípios éticos. Ex. não falar mal e bater o colega.
Regra convencional. Ex. conversa paralela não referente aos conteúdos trabalhados.
- Meio que o estudante está inserido.
- Movimento que acontece no ambiente escolar, chegada de novos alunos e professores.
COMO RESOLVER A INDISCIPLINA
-rever conceitos com intervenções em longo prazo.
-em algumas situações é preciso haver um equilíbrio nas transgressões de regras entre escola e aluno
-o professor tem que ter o controle, conquistar essa autoridade com saber e respeito ao aluno. Pois o aluno necessita de referência e orientação. Eles precisam de ajuda para pensar até que eles possam gerenciá-las de forma autônoma.
-professor é coordenador do processo educativo, conhecedor dos objetivos pedagógicos e adultos da situação.
-trabalho em equipe, pois a escola é a instituição do conhecimento.
“Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de aluno.” (Monica Valéria).
Este texto foi trabalhado na reunião Pedagógica dia: 27/03/2010
Síntese do texto"O que é Indisciplina?"
Fonte: Revista Nova Escola Ano XXVI n° 226 Outubro 2009
 




